(Ecto)Micorrizas tropicais

Assista ao vídeo de divulgação do projeto no youtube.

As relações ectomicorrízicas entre plantas e fungos nativos nas regiões tropicais são pouco estudadas e nós estamos apenas começando a conhecer melhor a diversidade e as funcionalidades dessa simbiose nessa grande região. Nesse projeto temos a participação de um time internacional e multidisciplinar de cientistas de diversos níveis de experiência. Estamos trabalhando com taxonomia clássica e biologia molecular para saber quem são os fungos e as plantas que interagem entre si na restinga da Mata Atlântica no sul do Brasil. Além disso queremos saber também quais os impactos que essa relação tem na manutenção de plântulas e na diversidade da floresta. Através de experimentos in situ e em laboratório estamos verificando aspectos da fisiologia vegetal da planta que são impactados pela presença do fungo parceiro.

Dentro desse âmbito temos como uma das finalidades entender a dinâmica da relação para promover, em paralelo, estudos de conservação de espécies e restauração da flora e da funga nativa da restinga.

Para saber mais assista as palestras abaixo:

28/julho/2020 – Ectomycorrhizal fungi of the subtropical restinga and what we know so far (em espanhol) no canal do Instituto de Biología de la UNAM (Universidad Nacional Autónoma de Mexico)

10/setembro/2020 – www FungiNet Uma introdução à rede de interações entre raízes e fungos, uma aula de micorrizas com Eliana de Medeiros e Maria Alice Neves para turmas da UDESC, Laguna, coordenada pelo Christian da Silva.

18/setembro/2020 – Ectomicorrizas na restinga: Quem são e qual seu papel? no canal Ciência na Quarentena para o evento Ecologia Feminista.

Veja quem compõe o time de pesquisadores do projeto.

Veja aqui a lista de publicações do projeto.