Rick Foray

Rick Foray é um evento organizado anualmente pelo Micolab e que tem como proposta a realização de incursões a campo, acompanhadas de informações teóricas sobre fungos macroscópicos. Este evento é destinado especialmente a micólogos (profissionais e em formação) interessados em diversidade e taxonomia, bem como em biologia de fungos.

As incursões têm como objetivo agregar micólogos em trabalhos de campo, observando espécimes dos mais diversos grupos de macromicetes e ao mesmo tempo visa a discussão e compartilhamento de idéias a respeito de micologia nos aspectos descritos acima.

Pe. Johannes Rick foi escolhido para denominar esta atividade devido ao pioneirismo de seu trabalho em micologia no sul do Brasil. No período entre 1903, quando veio da Europa,  até 1946, ano de sua morte, Rick fez incursões no sul do Brasil. Ele trabalhou em colaboração com Lloyd, Rehm, Bresadola e Sydow, entre outros. Estas parcerias foram fundamentais para a publicação de informações científicas sobre fungos coletados no Brasil. Tais publicações estão entre as primeiras em divulgar a diversidade micológica no Brasil. Rick é considerado, por muitos, o pai da micologia brasileira.
Sua maior coleção de exsicatas de fungos – Fungi Rickianii – está depositada no Herbarium Anchieta (PACA), em São Leopoldo, RS. E vários espécimes estão depositados em herbários em outras partes do mundo.

Veja fotos dos RF anteriores

RF 2010

RF 2011